quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Marcas de Confiança...


A revista Visão, a RTP e a rádio TSF são os meios de comunicação social com melhor reputação entre os portugueses, de acordo com o estudo que a Marktest vai lançar no final do mês.

Segundo a análise – que atribui uma pontuação de 0 a 100 em termos de reputação -, as marcas Visão e RTP foram as que obtiveram mais pontos, chegando aos 73 cada. Ainda assim, a revista ficou à frente na lista das marcas de media com melhor imagem, já que no ranking geral – que inclui marcas de todos os sectores – ocupa a 30ª posição. A RTP fica três lugares abaixo no ranking global – que coloca a Google como a marca em que os portugueses mais confiam -, enquanto a TSF, com 72 pontos, ficou na 36ª posição da lista completa.

O estudo, realizado este ano pela primeira vez, teve como base entrevistas feitas em Junho a 1.400 pessoas entre os 15 e os 64 anos e residentes em Portugal continental, tendo sido apurada uma lista global das marcas e dez específicas para os sectores de media, de automóvel, de telecomunicações, da indústria farmacêutica, entre outros.

Nos cinco melhores lugares deste ranking constam ainda a Rádio Comercial que, com 72 pontos, ficou no 40º lugar entre as marcas globais, e a SIC, com 71 pontos, a ocupar a 41ª posição. Das 17 marcas de órgãos de comunicação social que constam do ranking, duas são revistas (a Visão e a Sábado), nove são de jornais (Expresso, Jornal de Notícias, Público, DN, Diário Económico, Jornal de Negócios, Sol, i e Correio da Manhã), 3 são televisões (RTP, SIC e TVI) e as outras três são rádios (TSF, Comercial e RR).

O semanário Expresso é a primeira marca de jornais a aparecer na lista, obtendo um sexto lugar no ranking específico (42º no total) e ficando oito posições à frente do seu rival, o Sol. Este semanário é a 14ª marca de media com melhor reputação e a 102ª entre as marcas todas. Já entre os diários, a proximidade é maior, com o Jornal de Notícias no oitavo lugar, seguido do Público, DN, DE e Jornal de Negócios. Em termos globais, no entanto, a distância é mais significativa, com o JN a ficar no 48º lugar entre as marcas de maior confiança e o Jornal de Negócios, no 82º lugar.

A lista das 17 marcas de meios inclui ainda os jornais i e Correio da Manhã, tendo ambos obtidos 58 pontos. O último lugar é ocupado pelo Correio da Manhã que é, no entanto, o líder de vendas em Portugal. A 13ª posição da lista de 17 é ocupada pela Sábado, rival direta da Visão, mas que obteve menos 10 pontos e ficou a 30 lugares na lista completa. Também a TVI ficou longe das suas concorrentes, ocupando o 15º lugar entre os títulos com melhor reputação do sector dos media, mas o 104º entre a lista completa de marcas referidas.

O estudo completo da Marktest será apresentado no dia 21 deste mês, sendo que a empresa pretende tornar a análise num barómetro anual, lançando dados comparativos todos os primeiros semestres de cada ano.

Lista das marcas de media ***

Meio/ Pts / Ranking global

1. Visão 73 / 30

2. RTP 73 / 33

3. TSF 72 / 36

4. R.Comercial 72 / 40

5. SIC 71 / 41

6. Expresso 71/ 42

7. RR 71/ 43

8. J. Notícias 70/ 48

9. Público 69/ 58

10. DN 67/ 62

11. D. Económico 64 / 81

12. J. Negócios 64 / 82

13. Sábado 63 / 90

14. Sol 59 / 102

15. TVI 58 / 104

16. i 58 / 105

17. C. Manhã 58/ 106

Fonte: Marktest

(Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário