sexta-feira, 23 de julho de 2010

Comunicação - O que é?


"A comunicação é um complexo de interações em vários níveis (do interpessoal ao social que viabiliza a expressão em vários processos e níveis de troca simbólica de sistemas significativos, de veiculação ideológica dentro do universo cultural" (MORÁN, 1987:50).

"Comunicar é comunicar-se em torno do significado significante. Desta forma, não há sujeitos passivos" (FREIRE, 1977:29)

Comunicação não é só transmissão de mensagem, mas relacionamentos entre interlocutores mediatizados pelas tecnologias de inteligência, da informação e da comunicação, num contexto dinâmico que provoca a cada momento redes de conexões transformando a mensagem e construindo novas mensagens (LEVY, 1993)

Podíamos construir milhões de perguntas sobre o que é na realidade a Comunicação. Obteríamos milhões de respostas. Algumas mais completas, outras mais complexas, mas as dúvidas sobre o conceito de Comunicação, decerto não seriam resolvidas.

Hoje em dia “toda a gente comunica”, melhor toda a gente fala de comunicação, como uma palavra vulgar e perfeitamente assimilada no vocabulário quotidiano. Eles são os sociólogos, os psicólogos, os semiólogos, os arquitectos, os engenheiros, os publicitários, os jornalistas, os professores, os alunos, mas colocamos, de novo, a questão: o que significa a expressão “ Comunicação “?

O leitor ou a leitora já se imaginou numa ilha deserta com 836m2 de areia límpida e suave, duas palmeiras, cobertas de cocos, em pleno Oceano Atlântico, rodeada de água por todos os lados, sem televisão, telemóveis ou pessoas para interferirem nesta visão perfeita do Paraíso?

O nosso bem estar, enquanto humanos, depende da satisfação de múltiplas necessidades, tendo essas necessidades evoluíram com o próprio homem. No princípio da humanidade a comunicação satisfazia as necessidades básicas - fisiológicas e de segurança. Hoje a comunicação responde às necessidades do topo da pirâmide de Maslow - pertença e afecto, estima e auto-realização. No fundo, podemos afirmar que: a Comunicação responde a todas as necessidades do Homem.

A Comunicação Humana reveste-se de múltiplas formas, através das quais o Homem transmite e recebe ideias, impressões e imagens de todo o tipo. E muitos destes símbolos, embora compreensíveis, não conseguem ter expressão em palavras.
A comunicação encontra-se presente em todos os momentos e em todos os actos quotidianos do ser humano.

Os concursos, as telenovelas, o futebol, a publicidade, os noticiários e todos os demais programas culturais, informativos ou de lazer são meros instrumentos utilizados pelas empresas “produtoras de Comunicação”, para atingirem os seus objectivos comerciais, numa guerra sem tréguas pelas audiências.

Comunicar, é pôr em comum uma informação, é partilhar uma opinião, um sentimento, uma atitude, um comportamento. Tudo isto, frequentemente, com o objectivo de convencer, persuadir (de mudar de opinião, adoptar um comportamento diferente...).

Por Natureza, o Homem é um ser social, preparado para viver em Sociedade. Conversar, transmitir conhecimentos, trocar experiências, evidenciar gostos e capacidades, contar medos, anseios e paixões, descrever derrotas ou vitórias que sobressaltam a cada instante do dia-a-dia, faz com que cada um de nós estabeleça com os demais, uma multiplicidade de relações, donde resulta a nossa inserção num conjunto relacional extremamente complexo.

Para Colin Cherry, comunicação significa “compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida, pela existência de um conjunto de regras”.

MAS AFINAL O QUE É A COMUNICAÇÃO?


Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.

O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.

O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens).


Em suma Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.
Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as idéias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito.
“Os meios são usados pelos interlocutores para transmitir sua mensagem. São eles: o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho. O locutor usa sua voz, o roteiro, o disco, a emissora de rádio, a fita gravada” (BORDENAVE).
Antes do surgimento dos meios tecnológicos de transmissão de informação (TV, rádio, internet etc.), os meios de comunicação utilizados eram físicos, como os rios, navios, estradas etc.


Para refletir:

Quais as diferentes formas de comunicação?

É possível viver sem a comunicação?


 

Referências Bibliográficas:

http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2006/02/comunicao-o-que.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação

http://ana-intervalo.blogspot.com/2009/02/o-que-e-comunicacao.html


Sem comentários:

Enviar um comentário