Laranja Mecânica (título original em inglês: A Clockwork Orange) é um filme de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, adaptação do romance homónimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess. Malcolm McDowell interpreta Alex, o protagonista.
Laranja Mecânica tornou-se um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick. O orçamento total do filme foi de apenas 2,2 milhões de dólares.
Enredo
Ambientado numa Inglaterra num futuro indeterminado, o filme mostra a vida de um jovem, chamado Alex DeLarge, cujos gostos variam de música clássica (Beethoven), a estupro e ultraviolência. Ele é o líder de uma gang de arruaceiros, aos quais se refere como "druguis" (palavra originária do russo druk, amigo). Alex narra a maioria do film em "Nadsat", um idioma que mistura o russo, o inglês e o cockney (por exemplo, rozzer é polícia, drugo é amigo, chavalco é homem, moloko é leite). Alex é irreverente e abusa dos demais; mente para seus pais para faltar da escola.
Alex leva seus droogs a invadir uma casa, golpeiam um escritor que vive nela e estupram a sua esposa, enquanto Alex canta Singin' in the Rain. Depois, lida com uma tentativa de golpe de um seus droogs subordinados.
Depois de faltar às aulas, seduz a duas adolescentes em uma loja de discos; apesar de não reconhecer o nome de suas estrelas favoritas, este as leva para sua casa e tem relações sexuais com ambas.
Posteriormente, Alex é capturado durante um assalto, traído por seus droogs (um ao qual Alex tinha cortado a parte superior da mão direita por ter desrespeitado sua autoridade na gang). Alex é golpeado no rosto com uma garrafa de leite e fica cego, de forma temporária, na cena do crime. Essa cegueira permitirá sua captura. Depois de ser preso, descobre que a vítima do roubo morreu: Alex é um assassino. É sentenciado a 14 anos de prisão.
Depois de ter cumprido dois anos de prisão, ele consegue a liberdade condicional, e se submete ao tratamento Ludovico, uma terapia experimental de aversão, desenvolvida pelo governo como estratégia para deter o crime na sociedade. O tratamento consiste em ser exposto a formas extremas de violência, como ver um filme muito violento. Alex é incapaz de parar de assistir, pois seus olhos estão presos por um par de ganchos. Também é drogado antes de ver os filmes, para que associe as acções violentas com a dor que estas lhe provocam.
O tratamento o torna incapaz de qualquer acto de violência (nem mesmo em defesa própria), bem como de tocar uma mulher nua. Como efeito secundário, também não consegue ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven — que era sua peça favorita.
Sem a capacidade de se defender, e de ter sido desalojado por seus pais (estes alugaram sua casa a um hóspede, entregado seu som e tesouros, e aparentemente mataram Basil, sua cobra de estimação), Alex desanimadamente perambula por Londres. Ele encontra a velhas vítimas e dois de seus antigos droogs (agora policiais) que lhe golpeiam e quase afogam.
Alex vaga pelos bosques até chegar à casa do escritor cuja esposa havia estuprado. O escritor o deixa entrar antes de descobrir sua identidade; logo, droga a Alex através de uma garrafa de vinho que ele o faz beber e tenta fazê-lo se suicidar tocando uma versão electrónica da Nona Sinfonia de Beethoven. Alex se joga de uma janela, mas sobrevive.
Depois de uma grande recuperação no hospital, Alex parece ser o de antes. No hospital, o Ministro de Interior (que havia antes seleccionado Alex pessoalmente para o tratamento Ludovico) visita Alex, desculpando-se pelos efeitos do tratamento, dizendo que só seguia as recomendações de sua equipe. O governo oferece a Alex um trabalho muito bem remunerado se ele aceitar apoiar a eleição do partido político conservador, cuja imagem pública se viu seriamente danificada pela tentativa de suicídio de Alex e o polémico tratamento ao qual foi submetido. Antecipando seu regresso, Alex narra o final do filme: "Definitivamente, estava curado" enquanto se vê uma fantasia surreal dele mesmo transando com uma mulher na neve, rodeado por damas e cavaleiros vitorianos aplaudindo, e pode-se escutar o último movimento da Nona Sinfonia ao fundo.
Nomeações
Óscar 1972 (EUA)
Melhor Filme
Melhor Director
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição
Globo de Ouro 1972 (EUA)
Melhor Filme - Drama
Melhor Director
Melhor Actor - Drama (Malcolm McDowell)
BAFTA 1973 (Reino Unido)
Melhor Filme
Melhor Director
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Direcção de Arte
Melhor Edição
Melhor Trilha Sonora
NYFCC 1971 (EUA)
Melhor Filme
Melhor Director
"Behaviorismo"
"O “Behaviorismo” é dos elementos psicossociais apresentados no filme Laranja Mecânica
Este filme pode ser encarado como importante critica ao Behaviorismo na abordagem psicológica no que concerne ao condicionamento e ao desejo de uma sociedade previsível, controlada e padronizada. Mas, o mais importante é que neste filme é a prova de que, como humanos, o gosto ultrapassa o ato.
A teoria behaviorista é determinada pela analise do comportamento ou comportamentalismo que é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou ao menos mais desejável, objecto de estudo da psicologia. Os behavioristas afirmam que os processos mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, de pouca utilidade e para a psicologia empírica.
Uma das propostas de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no processo psicológico observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistemas glandular e motor.
Como a teoria apresentada fica bem clara que no filme os métodos utilizados pela ciência para condicionar o Alex é o behaviorismo onde eles utilizaram dos filmes, da música, soro experimental, sendo assim a violência foi sendo substituída pela uma ânsia de vomito.Nesta perspectiva, de controle social, o filme traz uma visão inatista de aprendizagem, onde o ser humano, assim entendido, não tem possibilidade de mudança, não age efectivamente e nem recebe interferências significativas do social. Nada depois do nascimento é importante, visto que o homem já nasce pronto, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social. O ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade harmónica, hierarquizada, que impossibilita a mobilidade social, embora o discurso liberal a afirme. Alex nasceu mal, e assim permanecerá imutável, sendo a culpa por qualquer acção socialmente irregular unicamente sua.
O filme termina fazendo um questionamento de que para ser preciso estabelecer a lei e a ordem, nesse caso por meio da ciência, é necessário antes de tudo não se deter em questões éticas ou de escolhas morais. Em contrapartida a este, o livro traz que mesmo Alex, por meio de novos experimentos, ter voltado às antigas manifestações comportamentais, o jovem deparou-se com a maturidade, que o levou a reflexões de continuar a tendo atitudes agressivas e revoltosas "quase" normais da idade ou "evoluir" e tornar-se um adulto responsável. Ou seja, o autor baseia-se no ambientalismo, sendo que a aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem simultaneamente e podem ser tratados como sinónimos. Sob essa ótica, o desenvolvimento é encarado como a acumulação de respostas aprendidas. As respostas aprendidas, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento, desencadeando a aprendizagem.
Finalizando, sendo Alex o narrador, este imprimiu no decorrer do diálogo a sua visão, imaginação, simbolização, dos fatos e objetos. Isto resultou, em uma linguagem visual, táctil e verbal diferente de um contexto social generalizante, que serviu perfeitamente para dizer que mesmo ele alucinado em suas concepções de sexo grupal, mesas em forma de corpos femininos, tensão interna sendo aliviada em forma de violência e gente com casas de formas distorcidas, há em nossa volta um Show de Horrores do qual fizemos parte, onde um Ministro (representante da sociedade) serve comida na boca do marginal em troca de SILÊNCIO."
Laranja Mecânica tornou-se um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick. O orçamento total do filme foi de apenas 2,2 milhões de dólares.
Enredo
Ambientado numa Inglaterra num futuro indeterminado, o filme mostra a vida de um jovem, chamado Alex DeLarge, cujos gostos variam de música clássica (Beethoven), a estupro e ultraviolência. Ele é o líder de uma gang de arruaceiros, aos quais se refere como "druguis" (palavra originária do russo druk, amigo). Alex narra a maioria do film em "Nadsat", um idioma que mistura o russo, o inglês e o cockney (por exemplo, rozzer é polícia, drugo é amigo, chavalco é homem, moloko é leite). Alex é irreverente e abusa dos demais; mente para seus pais para faltar da escola.
Alex leva seus droogs a invadir uma casa, golpeiam um escritor que vive nela e estupram a sua esposa, enquanto Alex canta Singin' in the Rain. Depois, lida com uma tentativa de golpe de um seus droogs subordinados.
Depois de faltar às aulas, seduz a duas adolescentes em uma loja de discos; apesar de não reconhecer o nome de suas estrelas favoritas, este as leva para sua casa e tem relações sexuais com ambas.
Posteriormente, Alex é capturado durante um assalto, traído por seus droogs (um ao qual Alex tinha cortado a parte superior da mão direita por ter desrespeitado sua autoridade na gang). Alex é golpeado no rosto com uma garrafa de leite e fica cego, de forma temporária, na cena do crime. Essa cegueira permitirá sua captura. Depois de ser preso, descobre que a vítima do roubo morreu: Alex é um assassino. É sentenciado a 14 anos de prisão.
Depois de ter cumprido dois anos de prisão, ele consegue a liberdade condicional, e se submete ao tratamento Ludovico, uma terapia experimental de aversão, desenvolvida pelo governo como estratégia para deter o crime na sociedade. O tratamento consiste em ser exposto a formas extremas de violência, como ver um filme muito violento. Alex é incapaz de parar de assistir, pois seus olhos estão presos por um par de ganchos. Também é drogado antes de ver os filmes, para que associe as acções violentas com a dor que estas lhe provocam.
O tratamento o torna incapaz de qualquer acto de violência (nem mesmo em defesa própria), bem como de tocar uma mulher nua. Como efeito secundário, também não consegue ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven — que era sua peça favorita.
Sem a capacidade de se defender, e de ter sido desalojado por seus pais (estes alugaram sua casa a um hóspede, entregado seu som e tesouros, e aparentemente mataram Basil, sua cobra de estimação), Alex desanimadamente perambula por Londres. Ele encontra a velhas vítimas e dois de seus antigos droogs (agora policiais) que lhe golpeiam e quase afogam.
Alex vaga pelos bosques até chegar à casa do escritor cuja esposa havia estuprado. O escritor o deixa entrar antes de descobrir sua identidade; logo, droga a Alex através de uma garrafa de vinho que ele o faz beber e tenta fazê-lo se suicidar tocando uma versão electrónica da Nona Sinfonia de Beethoven. Alex se joga de uma janela, mas sobrevive.
Depois de uma grande recuperação no hospital, Alex parece ser o de antes. No hospital, o Ministro de Interior (que havia antes seleccionado Alex pessoalmente para o tratamento Ludovico) visita Alex, desculpando-se pelos efeitos do tratamento, dizendo que só seguia as recomendações de sua equipe. O governo oferece a Alex um trabalho muito bem remunerado se ele aceitar apoiar a eleição do partido político conservador, cuja imagem pública se viu seriamente danificada pela tentativa de suicídio de Alex e o polémico tratamento ao qual foi submetido. Antecipando seu regresso, Alex narra o final do filme: "Definitivamente, estava curado" enquanto se vê uma fantasia surreal dele mesmo transando com uma mulher na neve, rodeado por damas e cavaleiros vitorianos aplaudindo, e pode-se escutar o último movimento da Nona Sinfonia ao fundo.
Nomeações
Óscar 1972 (EUA)
Melhor Filme
Melhor Director
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição
Globo de Ouro 1972 (EUA)
Melhor Filme - Drama
Melhor Director
Melhor Actor - Drama (Malcolm McDowell)
BAFTA 1973 (Reino Unido)
Melhor Filme
Melhor Director
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Direcção de Arte
Melhor Edição
Melhor Trilha Sonora
NYFCC 1971 (EUA)
Melhor Filme
Melhor Director
"Behaviorismo"
"O “Behaviorismo” é dos elementos psicossociais apresentados no filme Laranja Mecânica
Este filme pode ser encarado como importante critica ao Behaviorismo na abordagem psicológica no que concerne ao condicionamento e ao desejo de uma sociedade previsível, controlada e padronizada. Mas, o mais importante é que neste filme é a prova de que, como humanos, o gosto ultrapassa o ato.
A teoria behaviorista é determinada pela analise do comportamento ou comportamentalismo que é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou ao menos mais desejável, objecto de estudo da psicologia. Os behavioristas afirmam que os processos mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, de pouca utilidade e para a psicologia empírica.
Uma das propostas de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no processo psicológico observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistemas glandular e motor.
Como a teoria apresentada fica bem clara que no filme os métodos utilizados pela ciência para condicionar o Alex é o behaviorismo onde eles utilizaram dos filmes, da música, soro experimental, sendo assim a violência foi sendo substituída pela uma ânsia de vomito.Nesta perspectiva, de controle social, o filme traz uma visão inatista de aprendizagem, onde o ser humano, assim entendido, não tem possibilidade de mudança, não age efectivamente e nem recebe interferências significativas do social. Nada depois do nascimento é importante, visto que o homem já nasce pronto, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social. O ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade harmónica, hierarquizada, que impossibilita a mobilidade social, embora o discurso liberal a afirme. Alex nasceu mal, e assim permanecerá imutável, sendo a culpa por qualquer acção socialmente irregular unicamente sua.
O filme termina fazendo um questionamento de que para ser preciso estabelecer a lei e a ordem, nesse caso por meio da ciência, é necessário antes de tudo não se deter em questões éticas ou de escolhas morais. Em contrapartida a este, o livro traz que mesmo Alex, por meio de novos experimentos, ter voltado às antigas manifestações comportamentais, o jovem deparou-se com a maturidade, que o levou a reflexões de continuar a tendo atitudes agressivas e revoltosas "quase" normais da idade ou "evoluir" e tornar-se um adulto responsável. Ou seja, o autor baseia-se no ambientalismo, sendo que a aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem simultaneamente e podem ser tratados como sinónimos. Sob essa ótica, o desenvolvimento é encarado como a acumulação de respostas aprendidas. As respostas aprendidas, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento, desencadeando a aprendizagem.
Finalizando, sendo Alex o narrador, este imprimiu no decorrer do diálogo a sua visão, imaginação, simbolização, dos fatos e objetos. Isto resultou, em uma linguagem visual, táctil e verbal diferente de um contexto social generalizante, que serviu perfeitamente para dizer que mesmo ele alucinado em suas concepções de sexo grupal, mesas em forma de corpos femininos, tensão interna sendo aliviada em forma de violência e gente com casas de formas distorcidas, há em nossa volta um Show de Horrores do qual fizemos parte, onde um Ministro (representante da sociedade) serve comida na boca do marginal em troca de SILÊNCIO."
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